Para quem não sabe, eu sou um psicólogo. Não meus amigos, eu faço cinema, mas to dizendo que sou psicólogo exatamente para vocês, antes de começarem a explorar o assunto desse tema, entenderem que não é da função profissão que eu quero falar aqui.
Pra começar, o que é o psicologo, no caso? O psicologo é aquele seu amigo trouxa (no bom sentido) que está ali para você fazer análise quando quiser, pra te escutar e te dar até conselhos sem cobrar nada por isso. É, na minha humilde opinião, melhor até mesmo que um psicólogo de profissão, já que esse vai analisar a SUA concepção das coisas e não todo um contexto; ele está de fora, nem se quisesse (e digo isso porque claramente alguns NÃO QUEREM), ele poderia fazer isso.
Acontece porém, que não é todo mundo que é psicologo e, como tal, não são todos que têm a capacidade, ou vontade ou mesmo a paciência de exercer tal função. Não entenda mal, tem gente que simplesmente não nasceu pra isso. Se você está mal, essa pessoa vai acabar por optar por te levar pra sair, fazer esquecer seus problemas. Talvez funcione melhor que o psicólogo, mas não vem ao caso. A questão principal desse texto é, se o psicólogo ouve todos, quem ouve o psicólogo? É complexo.
Podemos dizer que um outro psicólogo, mas no mundo onde vivemos eles estão cada vez mais em extinção. As pessoas têm suas vidas, seus problemas individuais e de longe querem se envolver com os outros. Às vezes não é má vontade, mas outras sim. Faz parte do mundo individualista que vivemos. O psicólogo tem seus próprios problemas e ainda suporta os dos outros. Se tem alguem que precisa esvaziar o copo, então esse é ele. Não se iluda, caro leitor, achando que o psicólogo é capaz de resolver os seus próprios problemas, ou você nunca ouviu falar que "o jardim do vizinho é sempre mais verde"? Ele é mais verde exatamente porque você está de fora, vê tudo de forma diferente.
Já constatamos então que não é possível que o psicólogo ser ouvido apenas pelos psicólogos porque eles são poucos, que nem todo amigo pode ser psicologo e que uma psicólogo não é capaz de resolver os próprios problemas. Então o que sobra? Uma vez fiz um texto que dizia que nós não "somos" e sim "estamos". No caso, seja, dentro de todas as coisas, um psicólogo "part-time". "Ah, mas eu não sei o que dizer. Não sou bom aconselhando as pessoas...." - Ouça. Só isso vai fazer muito bem a um psicólogo; é uma ajuda muito grande, fora que é um sentimento psicológico maior ainda. Lembram quando eu falei de valorizar os outros, só o fato de você demonstrar preocupação, já vai acalmar um pouco a alma do psicólogo.
Só isso por hoje, sem frases de efeito. Se eu não atualizar isso hoje, só semana que vem. Hehe
Boa noite a todos os psicólogos de plantão e todos aqueles que podem exercer essa função nem que seja por um momento só.
Até o/