quarta-feira, 31 de março de 2010

Pre-Preconceito

Terminou essa terça a décima edição do Big Brother Brasil. Talvez a edição que mais tenha mexido com o público. O Vencedor, como todos sabem, foi o "repetente" Marcelo Dourado como já se era esperando.
Não tinha o habito de assistir, apenas quando estava jantando e/ou fazendo algo perto da TV ou, em ultimo caso, quando rolava alguma polémica que me chamava a atenção; ou seja...Sempre. De fato eu acompanhei bastante essa edição pela repercussão que teve na mídia.
Sempre odiei de coração aquilo que chamo de pré-preconceito. Consegue entender o que é sem ter de explicar? De fato, não custa nada fazer isso: Uma vez meu caro amigo Wolfgang me falou: "Se eu chegar para uma pessoa Negra e xinga-la e ela for na delegacia dar queixa, eu posso ser acusado de Racismo. Agora, se uma pessoa Negra virar para mim me xingando, eu for na delegacia dar queixa, o guarda vai olhar para mim, rir da minha cara, me dar um tapa na orelha e me mandar embora." - é isso. Quem nunca presenciou alguma desavença em que uma pessoa se usa de um estereótipo ou uma caracteristica física para justificar esta atitude como preconceito? Em geral todo mundo quer ser o coitadinho.
Essa edição mostrou exatamente a luta contra isso. Dourado, alguém que, por estar pela segunda vez no programa, já tinha um alto índice de rejeição ganhou força quando foi colocado como Homofóbico. Fico feliz por isso ao contrário das cotas por raça nas faculdades que, para mim, foi um passo para trás.[
Confesso que o meu projeto inicial desse texto era falar sobre a Alienação que levou uma enorme massa de gente a gastar seu tempo e dinheiro para votar. Porem, enquanto eu escrevia esse texto vi que mais uma vez o recorde foi batido: 155 milhões de votos e uns quebrados em 48 horas. Não há nada que justifique essa estática que aconteceu no povo brasileiro nesta ultima semana. E bom, se não há o que explicar, não se deve nem criticar.

Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário