quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atrofiando a Filosofia

Nada é por acaso.
Texto sem contexto porem com um sentido bem definido. Lembranças, momentos ou seja lá o que for, te levam a escrever sobre algo.

"O Primitivo Logos, Deus da palavra, sempre foi apaixonado pela imperfeição dos Homens e por isso descia á terra frequentemente afim de observá-los. A primitividade do ser, levou Logos a viver durante um tempo transfigurado em Homem, afim de ensinar aquele ser rústico a se comunicar e, assim, passar a viver em sociedade.
Durante sua estadia na terra, Logos se divertiu como pode, promovendo altas festas e rituais com as mortais até o dia da sua volta para o Olimpo. De duas ocasiões, nasceram duas semi-deusas imperfeitas: A Discórdia e a Discussão. Discórdia era contestadora; uma criança rebelde. Já Discussão conseguia ser pior. Era agressiva e não tinha um pingo que fosse de simpatia.
Observando a situação de cima (Literalmente), Logos resolveu chamar 7 deuses secundários para descerem á terra e tomarem conta de suas duas filhas. Os 7 deuses viveram na terra ensinando a raça humana pela convivência durante anos, dentre s 7, destacou-se Orgulho. Orgulho era uma deusa que, apesar de secundária, tinha a certeza de ser indispensável e crucial para a vida de todos os outros. Era vaidoso, individualista e não gostava de voltar atrás no que dizia. Apesar de achar aquela missão enfadonha, Orgulho aceitou-a e procurou cumpri-la do seu melhor jeito.
Certo dia as duas semi-deusas tiveram um desentendimento sobre o que era o sol. Discussão dizia que era um estrela e Discórdia simplesmente não concordava. Resolveram então pedir ajuda a Ira, uma das Deusas encarregadas por logos para a missão de super visionar as duas crianças. Ira então explicou o ideal de sol para as duas crianças e, mais uma vez, Discórdia não aceitou. Perdendo a paciência, Discussão agiu violentamente contra a outra criança e uma briga começou. Ira, a deusa mais impaciente e impetuosa do Olimpo, perdeu a paciência e, num ato impensado, lançou uma punição violenta nas duas crianças que rapidamente adoeceram.
Vendo tudo isso, Logos furioso convocou os 7 para prestar contas. Dotada da mesma fúria, Ira enfrentou os deuses primários com a ajuda de todos os outros deuses secundários que estavam na terra, à excessão de Orgulho; muito individualista para ajudar quem quer que fosse. A Batalha terminou com a vitórias dos céus e o exilamento dos 6 deuses rebeldes.
Orgulho, então, se ofereceu para curar as duas crianças e Logos, desesperado, aceitou. Durante muito tempo, Orgulho tentou curar as crianças em vão até que Logos lembrou do curandeiro chamado Tempo. Tempo era um oráculo dos Deuses. Misterioso e sempre ocupado; nunca parava para nada. Orgulho, se sentindo substituído, impediu Tempo de resolver o problema das duas semi-deuses e isso gerou uma outra discórdia com Logos. Surgiu então mais uma briga onde Orgulho levou a pior e, envergonhado, se enfiou dentro de uma caixa sem fundo, para onde haviam sido mandados os outros 6 deuses secundários. Lá ficariam para sempre (ao menos se ninguém abrisse a caixa).
Tempo, com a ausência de Orgulho, conseguiu curar Discórdia e Discussão. As duas cresceram influenciando negativamente os Homens de tal forma que se dissolveram entre eles vivendo dentro de cada um daqueles seres geração por geração."

Se só o tempo é o melhor curador de uma discussão, ele não age na presença do orgulho. Tudo fica imutável.
Por mais que este que aqui vos fala odeie admitir,o Deus do Orgulho influência bastante as nossas vidas. A uns a mais que outros e assim vivemos tentando supera-lo.

O que essa história não conta é que, o mesmo Tempo que curou as duas semi-deusas, acabou, no fim, tendo que mata-las a pedido do próprio pai.
Não sei se faz algum sentido isso tudo.
É muito mais um desabafo do que qualquer outra coisa.

Boa Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário