sábado, 7 de agosto de 2010

Telefonar pra casa

Me comprometi no ultimo post a falar primeira mente das férias, então aqui vai:
...
Pronto. Agora que já falei das ferias posso seguir com o assunto principal dessa postagem.

É de consciência geral da nação que a moda na Internet hoje em dia são os tão chamados e aclamados Vlogs, certo? O conceito de Vlog que recentemente invadiu o Brasil é algo usual nos Estados Unidos e, só para variar, teve seu formato covardemente copiado afim de trazer mais uma ideia inovadora para os Webhits do Youtube. Diante dessa explicação, eu faço a você, caro leitor, uma pergunta: Inovador aonde!?
Etimologicamente (se é que se pode falar assim) a expressão Vlog é uma contração de "Vídeo blog". Se você que está lendo isso ainda não reparou, isso aqui é um blog.
"Ah, Daniel(ou Pedro), mas Vlog não é apenas um um blog com vídeo. Você não vê ninguém parando pra contar a sua vida dentro de um!"
Sim. E porque? Porque não traz público algum. O Youtube é o canal mais popular de vídeos do mundo. Se você realmente quis mostrar a sua cara, com certeza não é pra falar da sua vida pessoal, de maneira que 7 bilhões de pessoas possam ver se quiserem.
Questionado sobre o que um Vlogger tinha que ter para ser um sucesso, Maurício Ricardo respondeu em seu site (Charges.com.br) que o Vlogger tem que ser principalmente um E.T. Nas palavras do chargista, o individuo tem que agir como se desconhecesse os hábitos terrestres e fingisse ter chegado neste momento aos nossos problemas. Dessa forma o tal ser do espaço poderia criticar, por exemplo, o porquê de uma calculadora ser feita com os botões tão pequenos. Porque não fazer uma com os botões condizentes aos dedos das pessoas. Mal terminei de ler essa declaração, eu concluí: Sou um E.T. Sim, se você não entendeu, eu vou explicar. Se você pensa diferente daquilo que é comum e não entende alguns valores irredutíveis e previamente implantados dessa sociedade, você meu amigo, sinto dizer, é um E.T. Logo, volto a dizer: Sou um E.T; sem Vlog, claro.

Este E.T então termina com o conclusão(é óbvio, seu burro. Vai começar com a introdução!?). Porque os Vlogs, blogs críticos com a inserção de vídeo, ganharam tão sucesso e, mais uma vez, os blog foram esquecidos? A resposta é simples. Vivemos no mundo da preguiça. É muito mais confortável alguém sentar na frente do PC de braços cruzados assistindo alguém "ditar o texto" para você.
Vivemos num mundo que desvaloriza a escrita e eu, como estudante de comunicação e blogueiro de meia-tigela, não posso aceitar isso. A critica então vai para a sociedade, mais uma vez, que, apesar do passar dos anos, retrocede cada vez mais.
Só pra constar, não tenho nada contra Vloggers, muito pelo contrário; alguns até me divertem. Só convenhamos que não tem nada de original nisso.

3 comentários:

  1. Já que Leide Baixa-CR se encarrega de nos fazer a lavagem cerebral quanto a ler textos criticando, eu vou dar minah crítica. Achop que poderia ter desenvolvido um pouquinho mais o conceito de E.T. falado mais as características deles para que a galerinha pudesse saber se serve ou não na carapuça. Eu aprendi, pela sua própria explicação verbal, o que é ser E.T., mas talvez não esteja tão bem claro para todos. Para mim o conceito tá todo certo(até pelo fato de eu, como você, ser digno de receber a alcunha de E.T.). Fora esse detalhe, gostei bastante da sua definição de vlog, é tudo verdade, por mais que eu também me amarre em rir à beça com Felipe Netos da vida. Abraços, meu caro!

    ResponderExcluir
  2. Pô, eu sou fissurado em vlog, mas pouca coisa presta, eu acho... aí fode tudo =[

    Ok, se vlog é vlog por causa do vídeo+blog eu vou criar então um novo conceito pra definir o meu blog,que é em si um caso à parte...
    vou chamar de TROG! Tirinhas+blog.
    Pronto, está lançada a nova moda do outono!

    Então, no meu caso, eu devo ser o ET do ET, certo? xD

    Falows! Visite o meu trog!

    ResponderExcluir
  3. Guigui
    Você citou a Leise mesmo antes da primeira aula dela. Isso se chama processo traumático.
    Como você pediu, eu postei. =)

    Lucas,
    Sim, Vlog se chama assim exatamente por Video Log, assim como Flog de Foto+Log.
    Trog...ta aí uma boa. xD ou Qrog: Quadrinhos+Blog xD
    Eu não te acho um E.T, cara =)

    ResponderExcluir