domingo, 5 de setembro de 2010

Os figurões da vida real


Em uma pesquisa do IBGE, foi constatado que eu gasto cerca de 19 horas dentro de um ónibus por semana e, como tal, já presenciei muita coisa.
Uma dos momentos mais confortantes de uma longa viagem, principalmente quando essa se passa antes do jantar, é quando a porta traseira do ónibus se abre e um ser munido de uma grande geringonça composta por um gancho e vários saquinhos cheios de aperitivos entra.
Então começa o ritual:
"Amendoim sem casca, com casca, casquinha de biscoito, 2 a 1 real.
"4 paçocas, eu disse 4 paçocas, vai só um real"
"jujubas de frutas, jujubas de iogurte, 3 a um real, meus senhores..."
"é o passatempo da sua viagem!"

Meu Deus! que frase genial! Eu me pergunto quem foi o gênio incompreendido que criou essa obra de arte que se expandiu por todos os vendedores entre os 4 cantos do Rio de Janeiro. É realmente o passatempo da viagem de muitos que, ao contrário de mim, preferem comer a dormir dentro do ónibus.
É a partir desse princípio que eu pensei em frases de efeito. Por exemplo, estamos em época de eleições nesse momento e um dos Jingles mais famosos é o candidato a presidência, José Maria Eymael do PSDC.O candidato disputa as eleições para a presidência desde 1998, nunca conseguiu expressividade nenhuma e ainda assim o Jingle continua nas nossas cabeças. Não reconheceu pelo nome do candidato? E se eu o descrever assim:

"Ey Ey Eymaael! Um democrata cristão!"
Ah, agora sabe o que é, não é?

É disso que estou falando: Em entrevista ao CQC, o candidato foi perguntado se o "marketeiro" que fez esse jingle estava rico. Eu não vi a resposta mas, sinceramente, se fosse por mim ele estaria.
Por trás de grandes figurões se esconde mentes criativas que vivem no seu anonimado. O que eu vejo nos ónibus, senhoras e senhores, é uma capacidade de lábia enorme. Já aconteceu de eu comprar os "novos lançamentos da Tri-bala" só pelo carisma do vendedor.

Porque que falei disso exatamente eu não sei, mas foi divertido. Talvez essa a primeira de muitas matérias sobre historias de ónibus.
Obs: Ao pesquisar uma imagem que ilustrasse essa postagem, eu encontrei essa aí que, por acaso, retrata bem a realidade do ónibus que pego quase todos os dias(que por acaso é esse mesmo; 882 - lotado como na imagem, diga-se de passagem).

Boa Tarde for all =)

2 comentários:

  1. Oi, adorei o seu post haha
    Coloquei na minha lista de links do meu blog.
    narradorapersonagem.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir