terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vale Tudo

Minha intenção era fazer mais um post sobre os ónibus do Rio mas, ao chegar a casa, tudo mudou:

Sempre achei inútil e sem sentido o fato de terem aprovado aquela lei em que, cada programa é obrigado a ter a sua classificação indicativa antes de começar. Simplesmente previ que, não importa o número assinalado, as pessoas vão assistir o programa ou não de acordo com o horário; ao menos as crianças. Se o programa da Xuxa, por exemplo, fosse dar as 2h da manhã de quarta, nenhuma criança ia assistir, por exemplo. Esse fato foi facilmente comprovado, obviamente; acertei na mosca!
Contudo, se essa atitude parece uma forma de controle e de proteção àquilo que os seus filhos vêm, na realidade não passa de um sistema cínico do tipo "pra inglês ver". Digo isso baseado em reflexões. Minha intenção aqui é mexer com a sua mente e tratar especificamente de novela.

Em primeiro lugar, não. Eu não tenho o hábito e muito menos o tempo pra ver novela porem, a principal novela da Rede Globo está no ar durante o meu horário de jantar.
Suponho aqui que a censura só diminuiu, se formos pensar:

  • Há tempos atrás não seria possível escutar um (desculpem o termo) "Merda!" em uma novela. Hoje, para torna-la mais realista, se tornou usual, até. 
  • As cenas sensuais desconexas com o  enredo da história não só se tornaram frequentes, como as novelas têm seu pico de audiência nessas cenas. Repare bem nas bancas, as revistas publicam com semanas de antecedência e o povão realmente fica comentando até acontecer.
  • Alem das cenas sensuais, as cenas sensacionalistas também aumentaram. Hoje foi o cúmulo ver uma cena em que uma menina na pré-adolescencia, suponho, era vendida pela própria avó para ser escrava sexual numa fazenda. Só eu acho isso um absurdo?

Chegamos a um ponto em que vale tudo para ter audiência. Colocar esse tipo de argumentos naquilo que é chamado de Horário Nobre é para fazer toda a família ver; esteja jantando, descansando ou fazendo qualquer outra atividade. Não me venham com hipocrisias de afirmar que as 21 horas as crianças estão dormindo porque hoje em dia(e não muito na minha época) nenhuma criança vai dormir a essa horário: Tenha a idade que tiver.
A tendência de tudo é piorar, portanto espere um dia em que você verá "Emanuelle no rio" na seção da tarde, "Brasileirinhas" na Tela Quente e, quem sabe, uma novela no estilo "Jogos Mortais".

São outros tempos, meus amigos...

Boa noite.

4 comentários:

  1. Fiquei imagindando novelas no estilo "Jogos Mortais". Que doidera, hein!

    ResponderExcluir
  2. Já pensou? Ao enves de dar um tiro a pessoa jogo o outro num lugar cheio de cacos de vidro ou serrar uma perna. Ia ser interessante.
    Didático, eu diria...xD

    Obrigado Kaaty. Idem =)

    ResponderExcluir