quarta-feira, 25 de abril de 2012

Quem ouve o psicologo?

Para quem não sabe, eu sou um psicólogo. Não meus amigos, eu faço cinema, mas to dizendo que sou psicólogo exatamente para vocês, antes de começarem a explorar o assunto desse tema, entenderem que não é da função profissão que eu quero falar aqui.
Pra começar, o que é o psicologo, no caso? O psicologo é aquele seu amigo trouxa (no bom sentido) que está ali para você fazer análise quando quiser, pra te escutar e te dar até conselhos sem cobrar nada por isso. É, na minha humilde opinião, melhor até mesmo que um psicólogo de profissão, já que esse vai analisar a SUA concepção das coisas e não todo um contexto; ele está de fora, nem se quisesse (e digo isso porque claramente alguns NÃO QUEREM), ele poderia fazer isso.

Acontece porém, que não é todo mundo que é psicologo e, como tal, não são todos que têm a capacidade, ou vontade ou mesmo a paciência de exercer tal função. Não entenda mal, tem gente que simplesmente não nasceu pra isso. Se você está mal, essa pessoa vai acabar por optar por te levar pra sair, fazer esquecer seus problemas. Talvez funcione melhor que o psicólogo, mas não vem ao caso. A questão principal desse texto é, se o psicólogo ouve todos, quem ouve o psicólogo? É complexo.

Podemos dizer que um outro psicólogo, mas no mundo onde vivemos eles estão cada vez mais em extinção. As pessoas têm suas vidas, seus problemas individuais e de longe querem se envolver com os outros. Às vezes não é má vontade, mas outras sim. Faz parte do mundo individualista que vivemos. O psicólogo tem seus próprios problemas e ainda suporta os dos outros. Se tem alguem que precisa esvaziar o copo, então esse é ele. Não se iluda, caro leitor, achando que o psicólogo é capaz de resolver os seus próprios problemas, ou você nunca ouviu falar que "o jardim do vizinho é sempre mais verde"? Ele é mais verde exatamente porque você está de fora, vê tudo de forma diferente.

Já constatamos então que não é possível que o psicólogo ser ouvido apenas pelos psicólogos porque eles são poucos, que nem todo amigo pode ser psicologo e que uma psicólogo não é capaz de resolver os próprios problemas. Então o que sobra? Uma vez fiz um texto que dizia que nós não "somos" e sim "estamos". No caso, seja, dentro de todas as coisas, um psicólogo "part-time". "Ah, mas eu não sei o que dizer. Não sou bom aconselhando as pessoas...." - Ouça. Só isso vai fazer muito bem a um psicólogo; é uma ajuda muito grande, fora que é um sentimento psicológico maior ainda. Lembram quando eu falei de valorizar os outros, só o fato de você demonstrar preocupação, já vai acalmar um pouco a alma do psicólogo.

Só isso por hoje, sem frases de efeito. Se eu não atualizar isso hoje, só semana que vem. Hehe
Boa noite a todos os psicólogos de plantão e todos aqueles que podem exercer essa função nem que seja por um momento só.

Até o/

11 comentários:

  1. Gostaria sinceramente de ser mais psicólogo. Até porque eu costumo abusar deles, e gostaria de retribuir mais.
    Talvez meus conselhos não sejam dos melhores, não sou lá a pessoa mais experiente do mundo... Mas eu gosto sim de ouvir. ^_^

    ResponderExcluir
  2. Eu também sempre sou escalada para psicóloga dos meus amigos.
    E você é um dos meus "outros psicólogos".
    Estou aqui pra você, incondicionalmente, sabe disso :)
    Posso ser sua outra psicóloga a qualquer hora do dia. Você tem meu número. uiq
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa, falou tudo agora meio que te entendo! Quando falo minhas coisas e vc fica puto! Hahaha... Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mentira, você só dá uma de psicólogo pra saber da vida alheia. Tô te filmando, Pedro Daniel.

    ResponderExcluir
  5. Dani, dani.
    Tu é psicologo de bar. XD
    Literalmente. XD

    Mas é isso mesmo, eu já fui psicologo, hoje em dia, mudei de profissão, a minha idéia agora é tipo: " Faça ele/ela esquecer do problema, falando sobre outra coisa divertida, chamando pra fazer algo pra divertir... Enfim, fazendo a pessoa Sorrir e esquecer o que rolou. "

    Ser psicologo é bom, mas chega uma hora que tu fica cheio, e não tem como tu se livrar disso, então o melhor foi isso mesmo. xD

    E Mano, tu precisa de um diploma.xD

    ResponderExcluir
  6. Tá na profissão errada, tu sabe! HASIUASHUISAHSAIU

    ResponderExcluir
  7. Primeiro: adorei o comentário do Julio!

    Segundo: Como é ser trouxa no bom sentido? É não ser bruxo? Mas ser bruxo seria tãããão legal! Hahahaha

    Concordo com absolutamente tudo o que vc disse. Novamente, texto muito bem redigido... ah, sou suspeita... adoro seus textos, vc sabe!
    Bom, quando vc precisar de uma psicóloga me chama que vamos para a gandaia juntos! xD
    Ou assistir um dos 38 filmes que estou te devendo! hahaha

    ResponderExcluir
  8. Então... realmente, tem muito psicólogo que tá lá só de enfeite; que não quer saber de porra nenhuma além de ganhar dinheiro, mas outros estão por vocação, porque gostam do que fazem, e esses sim sabem como ajudar. Claro que é bom conversar com amigos e tal, e dependendo do caso é deveras melhor do que pagar um especialista para isso. Mas tem casos e casos. Às vezes, dependendo do problema, conselho de amigo só PIORA. É necessário MESMO fazer um tratamento psicológico, como acontece com os depressivos, borderlines, sociopatas, etc. Portanto, psicólogos não são de todo inúteis.
    Sim, eu sei que não é a mesma coisa porque o especialista não está lá acompanhando o problema de uma pessoa desde o começo pra saber como lidar, mas não é em todo caso realmente necessário. É claro que ele precisa entender seu paciente, mas saber como ajudá-lo com o tratamento adequado para cada tipo de problema é mais importante. Um amigo não teria os mesmos métodos de tratamento que um psicólogo tem.
    Quem tá lá sentado na frente do cara, torrando o saco dele, procurando alguém só pra desabafar... não rola MESMO. Desabafar qualquer coisa, estando num período de tristeza e não de DEPRESSÃO,por exemplo, qualquer um ajuda. Até mesmo um conselho ajuda; sair, paquerar, etc. Tudo isso vai fazer o humor dar um up. Mas um depressivo precisa MUITO mais do que isso, porque certos conselhos só farão ele querer morrer ainda mais.
    E, com certeza é uma profissão bem pesada, eles tem que fazer consulta com outros psicólogos sempre senão piram e quem vai pro hospício são eles. Isso é um fato.
    Ninguém pode ajudar totalmente ninguém. As pessoas apenas ajudam a ficar mais suportável.
    Ainda não mudo minha ideia de fazer psicologia. HAUHAUHUHA

    ResponderExcluir
  9. Que merda, eu fico aqui te dando ibope... [?] u_u
    Vou passar a comentar só por facebook e msn mesmo. HAHUAUHA
    Brinks, champs.

    ResponderExcluir
  10. Bem, eu sou pessima como psicologa, mas eu tenho um amigo que é excelente nessa função, e eu amo ouvir o que ele fala. Não sei se vc conhece, mas o nome dele é Pedro Daniel Martins Campos, sabe quem é?
    Então, te amo Pedrinho :* beijooos

    Carol M.

    ResponderExcluir