quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Antes, Bombeiros e Astronautas; Hoje, Youtubers.

O mundo mudou. As pessoas hoje não tem o mesmo contato físico que teriam tempos atrás e nem parecem querer ter. Estranho a cada dia olhar a rua onde cresci vazia, o silêncio estranho de onde antes havia vida e gritaria. As marcas no chão e nas paredes são as mesmas que eu fiz, nem uma nem outro nova, afinal como teria? Não há crianças na rua, isso acabou.
Não pense que sou hipocrita, caro leitor. Não fique esperando aquele famoso discurso de velho e aquela clássica frase dita por todas as gerações; "No meu tempo..." isso, "no meu tempo.." aquilo, nada me interessa muito. Entendo que na minha posição de jovem cuja infância foi apenas a dez anos eu peguei a transição dessas duas fases. Muitas vezes ia para a rua brincar e, quando cansava, chamava os amigos para jogarem videogame na minha casa. Só que não posso deixar de notar a diferença; me assusta.
Sim, o mundo mudou. Alguns falam que foi pelo advento da tecnologia, outros pelo perigo nas ruas, mas a verdade é só essa; apenas mudou. Lembro quando era pequeno e queria ser bombeiro ou astronauta por achar que eram profissões tão incríveis. Um salva pessoas e apaga o fogo, o outro? O espaço! Mas e hoje? Chegamos á geração onde todos querem ser Yotubers, ganhar dinheiro fazendo palhaçadas na internet ou até mesmo fazendo uma narração do último jogo lançado; um caminho mais concorrido que muitos vestibulares, garanto. "Mas onde está o mal, Pedro?", Ora, eu não sei. O que sei na verdade é que sinto falta. Sinto falta da gritaria, dos passos corridos, dos joelhos ralados e das calças rasgadas ao subir muros. Olho para a frente e vejo como mudou, qual a graça de ficar o dia todo a falar com os amigos pela internet? Onde está a piada em correr apenas no rpg, em não sentir aquele cansaço gostoso depois de um dia inteiro de correria? De onde ve essa satisfação agora? Será nos dedos doloridos? Qual é a emoção de trabalhar com aquilo que é lazer? Muitas perguntas.
Sei também que estou ficando velho. Os mesmos a quem pergunto isso certamente me perguntariam qual a graça de se machucar se machuca, por que correr se cansa? Onde está a emoção em ser um bombeiro? É só apagar fogo e incêndios não acontecem tanto assim por aí. Talvez, de fato. No fim não há certo nem errado, apenas a evolução da vida.
O certo e o errado? Não existem. No fim são opiniões diferentes de discursos diferentes com propostas de vidas diferentes. Pois que sejam youtubers, bombeiros, programadores ou astronautas, no fim isso é apenas um desabafo de um jovem se sentindo mais velho do que deveria ser. Ao final de tudo, o importante é viver a infância como se fosse única, porque é. E quem disse que não estão vivendo? Ninguém parece estar obrigado na frente de um computador. O importante é ser feliz!

Boa Noite.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário