sexta-feira, 14 de maio de 2010

Auto-estima, namoros e popeye. Tudo a ver, não? xD

Now I know I'm being used
That's okay, man, cause I like the abuse
I know she's playing with me
But that's ok cause I got no self esteem"
Geez! Como odeio a letra dessa música!
Para quem não sabe a dita cuja é "Self-Esteem - The Offspring" (Auto-estima, em português). Facilitaria a minha vida não ter que falar sobre isso mas vivemos num mundo onde as pessoas são usadas constantemente. Umas sequer notam e as outras são como esses da musica; apanham porque gostam de apanhar. São exatamente esses últimos que não aceito.
o homem por exemplo, (Note que o "H" é minúsculo) torna-se uma criança perdido na casa feita de doces e guloseimas: Está perdido mas não quer nem tentar o caminho de volta; prefere ficar comendo os doces até engordar de uma maneira que, possivelmente, venha a bruxa e os coma no almoço.
Repare leitor, principalmente leitora, que eu falei possivelmente. Não sou nenhum radicalista e, se você por acaso não reparou, sou homem também. (Se não me engano aparece ali do lado no perfil, oh). É só uma critica á vulnerabilidade dos homens perante uma mulher. Tróia teria ganhado a guerra se Helena fosse pro campo de batalha com meia dúzia de amigas; nos, homens, nos entregaríamos!
Mas vejam bem, estou fugindo ao assunto que me levou a escrever esse texto. Se você alguma vez leu o meu texto sobre a des-arte do ficar, deve saber que não sou apologista desses grandes bacanais que acontecem em raves e boates. Só que, infelizmente, não sou extremista também. Apoio o namoro e não o noivado precoce. Apoio a relação e não o pré-casamento. Não entendeu? Eu explico.
Me diga você, meu caro, o que difere  casamento de um namoro hoje em dia? Eu, sinceramente, não sei. Me espanta muito ver alguém ter horário para encontrar o namorado como quem tem horário para almoçar, escovar o dente e ir ao banheiro. Namoro é um estágio de uma relação de fatores que compõe um relacionamento. As pessoas devem se conhecer antes de entrar em algo sério e passar papel numa igreja.
Fico impressionado com algumas coisas que vejo hoje em dia. Vivemos no mundo da desconfiança, onde o namorado ou a namorada tem que colar no ombro do parceiro a qualquer lugar que ele vai, intimidando tudo e todos: "Oh, ela é minha, hein?". Absurdo.
O Conceito da desconfiança já está tão inserido na nossa sociedade que esquecemos de identificá-lo. Desde criança temos esses valores implantados na cabeça. Ou alguem aqui nunca viu Popeye?
Popeye, que virou seria animada em 1933, é sem duvida um marco em várias gerações. Se por um acaso você nunca parou pra reparar, Popeye namorado de Olivia Palito, está sempre tendo problemas com o seu arqui-rival brutus por causa de galanteios que a jovem moça inocentemente (COF COF COF!) aceita. Apesar de conhecido por sua força, o marinheiro só a tem quando come espinafre portanto, sem esse porem, Brutos é sempre mais forte que ele. Popeye então resolve tudo na força física e então consegue conquistar sua mulher de volta.
Temos alguns conceitos só nesse trecho que resume o que é cada episódio do desenho:
1- Um homem mais forte vai sempre prevalecer. (Lembrando que o desenho é de 33. Adapte para os momentos atuais).
2- Amor? O que é isso? é de comer?
3- O Homem se rebaixa até o fundo do poço por uma mulher que, com qualquer banalidade, o troca por um outro.
4- Se você não ficar mais forte, não vai consegui-la de volta.
5- Quando ela te troca por outro, você faz o que? Vai atrás dela quando foi ela mesmo que te trocou. Ou seja, se rebaixa.

Em geral? É o desenho mais absurdo da história.

Criticamos aqui então os Homens que não têm vontade própria e vivem felizes "escravizados", o conceito de namoro dos dias de hoje; um casamento pré-definido e os valores que nos são implantados desde criança que tornam essa sociedade o que ela é hoje.
Alias meus caros, não pensem que Popeye é uma excessão. Se formos olhar a disney acontece a mesma coisa entre todos os casais e, se explorarmos um pouquinho mais outros desenhos, encontraremos os mesmos conceitos. Citei Popeye apenas porque, para mim, é o desenho mais CORNO da história.

Lembrando mais uma vez que também sou homem e apesar dessa crítica minha natureza as vezes é mais forte e eu não fujo á regra.
Os homens mandaram no mundo? Tsc, que piada.
Termino a postagem como uma "sorte de hoje" que vi no meu orkut uma vez:
"Por trás de um grande homem sempre há uma grande mulher. Ou um grande homem, não sei..."
 Boa Tarde a todos!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, meu caro, realmente muito bom! Concordo total contigo. Como já descobrimos juntos nossa equivalente linha de pensamento sobre o tema, fica mais fácil ainda aderir às sua teses. Confesso não ter a menor relevância, mas como nunca posso deixar de falar alguma coisa inútil e inescrupulosa nos comentários do blog de qualquer ser humano (ou mesmo membros do período cretácio), vou ressaltar que você malocou o "é de comer?" de minha pessoa! Rãm!
    Dito isso, vou-me já andando!

    ResponderExcluir
  3. Popeye é absurdo mesmo. É muito doido se pensar que todo esse lance da porrada, da Olivia e do espinafre foi feito com o objetivo de fazer com que as crianças "comessem seus vegetais". O desenho tentava educar os molequinhos a se alimentarem melhor! E como ele fazia isso? Estimulando a violência!!! Em outras palavras, coma seu brócolis, agrião, espinafre ou sei lá e espanque seu amiguinho com vontade.
    Não, não dá pra entender.
    Quanto ao lance da escravidão do homem, eu acho que há mulheres que se escravizam e se devotam também. Acho que a auto-submissão é algo mais universal, cvéi. Talvez a mulher seja mais reservada, talvez o homem conte para amigos demais xD
    Enfim, eu acho que é um lance do ser humano. De qualquer jeito, não é mesmo uma coisa bonita de se ver, uma pessoa ajoelhada. Aliás, se ajoelhar também não é nada bonito.
    E "Self-esteem" é legal, cara!(pela última vez xD)
    Maior comentário do mundo? Talvez sim, foi o maior que eu escrevi pelo menos, quase um post a parte...
    Abraço, galalau galego!

    ResponderExcluir
  4. Se o amor tivesse explicação, não teria graça vivê-lo. Existem casos e casos, motivos e motivos; pessoas e pessoas. Não vejo o fato de correr atrás como algo submisso não, claro que depende de vários fatores externos. É claro que lutar por um amor é diferente de passar uma vida inteira atrás de uma pessoa que não está nem aí. Concordo com você no ponto de ficar de joelhos ser algo "estranho", digamos. Até porque em uma relação se um casal não estiver em completa conexão e estado de igualdade não dá certo, se um quiser mandar no outro; pronto a situação se desenrola como um carro de morro abaixo, não tem mais controle. Já me referindo a desconfiança, isso é extremamente complicado a partir do ponto em que essa característica pertence ao ser humano, é algo inerente nele. É extremamente difícil confiançar de olhos fechados mesmo que se tente a todo momento. Conceitos são fáceis de serem ditos, sua aplicabilidade é que se torna extremamente inaplicável. O popeye é tosco mesmo, principalmente a Olívia Palito, mulher extremamente fútil. Texto muito bem escrito e relações extremamente claras. Parabéns.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado, pessoal.

    Guilherme, você é um ser humano sensato. Só que bom: Esse lance de "descobrirmos juntos" foi trocadilho, nao foi? xD
    o "é de comer?" eu roubei de vc? Não lembro disso, na verdade.

    Lucas, o poder da mulher sobre um homem é muito mais forte que o oposto. Falo isso sem metodos cientificos mas apenas com o meu sentido observador. Eu acho se ajoelhar algo muito feio. Tem gente que se aproveita disso.
    Self-Esteem é meia boca (pela ultima vez. xD)
    Muito boa observação de popeye, Luquinhas. xD

    Stephany, concordo que a graça do amor é exatamente ser diferente, não ter explicação e mudar sob qualquer forma dependendo de hora local e razao. Não lembro de ter dito que correr atrás é submissão, só que ha formas e formas de correr atrás.
    Quanto ao estado de igualdade, eu concordo por partes. Acredito que, em alguns casais, haja relação de submissão. Sendo felizes assim, eu nem vej problema algum. xD
    Belo comentário, Teté. xD

    E sim pessoal: O Popeye é ridículo. Não gosto dele. Para alem de tudo ele é fumante ainda, mas enfim.

    Muito obrigado denovo, pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu comia espinafre só por causa do popeye e realmente nunca tinha pensado por esse lado, bizarrrr! olhando assim.. só tenho pena dele, muito corno mesmo, é. E sim, a submissão também está presente nas mulheres, não acho que ao contrário isso seja maior. tlvz, err.. nos homens isso fique mais aparente, só isso.

    ResponderExcluir