quinta-feira, 6 de maio de 2010

É um caso De Testar a Barra


Foi capa da Revista Veja dessa semana o seguinte tema: Por que a zona sul detesta a barra?
Pra começar essa postagem eu ainda quero fazer um questionamento: Que tipo de fato faz você, meu caro leitor, sentir tamanha sensação que cause um sentimento de detestar algo? Sinceramente, pra mim, não existem muitas.
Não tocarei muito na questão de qual é melhor e vice-versa porque a barra é um bairro que está em constante crescimento quando a zona sul, em geral, já cresceu. Por esses termos eu vejo ambas apenas como bairros diferentes que não podem ser comparadas dentro de um mesmo contexto. Particularmente discordo de alguns pontos levantados na matéria da revista; para mim, em quesito de shoppings, os mais agradáveis estão na barra, teatros na zona sul, mas isso não vem ao caso.
Engraçado, alias, é a citação que já ouvi de alguns moradores da Zona Sul sobre o porque de não gostar de morador da barra: "Moradores da barra se acham", dizem eles. Engraçado isso vindo de um povo que em geral, bota na matéria da revista que tudo no bairro deles é melhor. Diante desses fatos, eu só fico me perguntando se o complemento da citação acima seria "Eles se acham. Nós? Não precisamos nos achar, nós somos".
De fato, o ponto mais interessante dessa matéria para mim é a comparação ridícula entre um bairro e uma região composta por muitos bairros. O que mostra isso, meus amigos? Puro preconceito. Se a Barra da Tijuca já é subúrbio, imagine então o resto? Transcrevo aqui então uma conversa que tive há um tempo atrás com um estudante da UFRJ morador da Zona Sul.
"Ah..eu moro meio longe..."
"Mora onde?"
"Então...sabe a "Barra"?"
"Caramba! o Acre!"

O Acre, meus amigos. Para quem não sabe essa quase gíria, "O Acre" seria usado para demonstrar que é algo realmente MUUUUUITO longe. (Note inclusive a ênfase na palavra em maiúsculas e sonoridade. Rs) Isso só mostra o que venho falando. Só para constar, eu não moro na Barra, mas citei-a apenas como o limite padrão daquilo que as pessoas da Zona Sul conhecem da Zona Oeste do Rio de Janeiro. (E agora eu estou generalizando mesmo).
Enfim, só concluindo com a questão do preconceito, gostaria de fazer um esquema em geral:

Novo Leblon discrimina a velha Zona Sul que, por sua vez, discrimina a Barra da Tijuca, que discrimina o resto da Zona Oeste onde se discrimina Santa Cruz, Nova Iguaçu e outros, onde provavelmente se discrimina alguma coisa tipo uma favela, onde se discrimina alguma rua, onde se discrimina alguém que discrimina outro alguém e uma outra atitude e...Chega! Isso nunca acaba.
Preconceito existe em tudo quando é lugar seja ele velado ou não. Não entro em discussão sobre qual é melhor ou pior porque isso é muito em relação ao ponto de referência. O meu ficou muito mais diversificado depois que, ao viver durante 6 anos na Zona Oeste, me sou obrigado a conviver com gente dos 4 cantos do Estado do Rio de Janeiro.
Enfim, isso serve tanto para os dois quanto para qualquer outro bairro. Para pra refletir; O que leva alguém a detestar um bairro?
Paz e Amor, meus caros. =)

3 comentários:

  1. Pô, eu morei em todas as Zonas da cidade e eu meio que detesto todas elas =/









    Brinks! Todas têm prós e contras, o resto é preconceito
    Paz e Amor, adoro Paz e Amor, cvéi!

    ResponderExcluir
  2. Fico impressionado com o quanto a reportagem mencionada é tendenciosa e parcial !!! Ela expõe a opinião de alguns decadentes da zona sul, mas esconde a de moradores da Barra. Por que não questionaram a moradores da Barra (e Recreio) se desejariam viver na Zona Sul?

    Moro na Barra, mas tenho dois apartamentos, um em Ipanema, outro na zona norte, que herdei e alugo pois não desejo morar neles.

    Por que jamais moraria na zona sul? Simples; são infinitas as razões, dentre as quais aponto:

    1) Não se dão dez passo na zona sul sem se avistar uma favela. Sequer na praia se está livre da visão delas (Vidigal, etc.), que tomaram conta geral daquela região;

    2) Onde se vá se esbarra em sujeira, mendigos, pedintes, bêbados, etc.

    3) Muuuuuuuuuuito concreto colado um no outro para pouco verde (reservas tipo Prainha, Chico Mendes, Marapendi, Bosque da Barra, etc. só existe uma na Urca e outra no Jardim Botânico).

    4) Por conseqüência do excesso de concreto e pouco espaçamento entre prédios altos, a ZS é mais quente e menos arejada que a Barra e Recreio;

    5) Contrapostos a prédios novos e com excelente infra-estrutura da Barra e Recreio, abundam prédios velhos, muitos dos quais verdadeiros CACARECOS, que sequer elevador têm na zona sul.

    6) Sobra gente falida a quem restou apenas o imóvel, mas mesmo assim que tenta viver de pose, sendo extremamente recalcada.

    7) Resistência ao moderno e inovador.

    8) Eu GOSTO de carro. Posso? Engraçado: mulheres também parecem gostar deles, pois acabam preferindo mesmo homens babacas em bons carros a caras de valor que vivam a pé. Por sinal, se forem convidadas para sair à noite a pé, de ônibus ou táxi, torcerão o nariz, mas quando querem inventar desculpa para desopilar seu recalque à Barra, daí dizem preferir fazer tudo a pé...

    9) Meu prédio tem vagaSSSS de garagem. Na zona sul pessoas largam seus carros na rua a mercê de mendigos, flanelinhas, trombadinhas, ladrões, barbeiros que os amassam, riscam, etc. por absoluta falta de garagem !!! Infra-estrutura ZERO !

    10) Quando quero ir a algum lugar na Barra, sempre tenho onde parar. Já na Zona Sul, quando me vejo FORÇADO a pisar lá, isso significa muita dor de cabeça, com ruas lotadas, filas duplas, flanelinhas extorsivos, muitas voltas para achar onde parar NA RUA, etc. Ora, eles não dizem que saem a pé? Por que é tão difícil encontrar vagas por lá então?

    (continua)

    ResponderExcluir
  3. 11) Engarrafamentos? Nesse aspecto, em que pese a degradação do trânsito da Barra, tenho pesadelos quando penso em: Praça Sibélius, Jardim Botânico, Botafogo (pelo conjunto da obra, mas em especial São Clemente e Voluntários), Lagoa, Nossa Senhora de Copacabana, etc.

    12) Formigueiro humano em rua? Estou fora !

    13) As praias mais limpas e belas do RJ (Barra, Prainha, Reserva, Recreio, etc.) não ficam na Zona Sul. Aliás por lá temos alguns "brejos" fedorentos como as praias Vermelha, do Flamengo, de Botafogo que sempre estão impróprias para o banho.

    14) Gosto de fazer compras em ambiente climatizado, agradável, com estacionamento, etc. Querem comparar shoppings? Ah, nem vou tocar nesse item para não humilhar...

    15) Favela vertical tipo Rajah (atual Solimar) e outras tantas em Botafogo, Copacabana, etc. não existem na Barra. Isso fora a Cruzada São Sebastião !

    16) Botequim pé-sujo (ovo colorido, salame pendurado e peão bebendo cachaça) no térreo de um prédio onde moram pessoas acima: totalmente zona sul !

    17) Supermercadinhos merrecas, espremidos, pequenos e onde falta tudo... A cara da zona sul, contraposta a mega e hipermercados em profusão da Barra.

    18) Comércio + camelô + boteco + moradia, tudo misturado no mesmo lugar sem qualquer resquício de PLANEJAMENTO URBANO... É a cara de muitos lugares "zona sul". Prefiro viver em um lugar planejado onde cada segmento tem seu setor, como acontece na Barra.

    19) Cinemas. Querem comparar a quantidade e qualidade?

    20) Ciclovias? Eu as tenho em toda a Barra e Recreio...

    21) Academias? Sobram na Barra, onde se vive em maior contato com a natureza e se dá maior importância à saúde.

    22) etc. etc. etc.

    Precisam de mais motivos? Que me desculpem os decadentes, mas a caída zona Sul não dá nem para começar...

    ResponderExcluir