quinta-feira, 15 de março de 2012

Nada se cria, tudo se copia e se aprimora

Melhor que essa imagem pro tema, não tem
"Nada se cria, tudo se copia" - Quantas vezes você já ouviu essa frase? Certamente muitas, porem, me diga, quantas vezes já escutou pessoas que falam essa frase acusarem um filme de ser copia barata de outro? Aí está a contradição!

Veja bem, me pediram para falar disso, o que é um tema totalmente simples pra mim já que até dei palestra sobre isso e, para piorar as coisas, eu faço cinema. Então vamos começar por aí? A origem do cinema começou exatamente assim. sem inovações - "vamos retratar o cotidiano dos nossos espectadores para eles relaxarem". Uma copia da realidade. Já começamos mal então.
Se formos mais atrás, na época onde o original era algo importante (nas pinturas, por exemplo), nos temos várias obras, não existe uma que não tenha pegado obras antepassadas como referência. É um conceito cíclico. Até aqueles que chamamos de "criadores/inventores" só chegaram a um invento que s colocou na história por antes deles tinha algum conceito ou alguem desconhecido que deixou algo crucial para essa descoberta. Faz parte do mundo, você pode argumentar comigo, mas não existe uma área que não tenha sido desenvolvida a partir de uma outra criação; a não ser, claro, que você acredite em "Deus criou todas as coisas". Hehe

Ok, acho que já deixei claro onde queria chegar. Talvez tenha falado até demais, mas eu quis rebater qualquer argumento que fosse possível se questionar. A tese agra é simples então: Qual o problema de se copiar alguma coisa se já mostrei que isso é o processo mais normal de todos desde sempre? Admito inclusive que eu falo a frase que critiquei la no inicio do texto, mas com um agravante. "Isso é copia daquilo, ms ficou interessante". A maioria dos livros que leio, por exemplo, tem uma estrutura narrativa parecida com muitos outros. Alias, isso é  processo correto de se fazer as coisas.
Existem claro, aquelas copias baratas que em anda acrescentam, mas aí está a diferença entre copiar e plagiar. Não entendeu? Imagina você no colégio. Se você faz uma prova com consulta do livro, você está copiando - existe um conceito que você está interpretando - se você pegou o trabalho do coleguinha e trocou algumas palavras por sinônimos para não parecer igual e enganar a professora, então é plágio.

O que quero dizer com isso? Não deixe de ver, ler, fazer qualquer coisa porque você julga ser copia de algo pois isso é perfeitamente normal. Se for fazer, copie, mas aprimore. Gosto vai de cada um.
Inspire-se para inspirar alguem no futuro, quem sabe? (Será que eu de alguma forma faço isso? Acho que não, mas quem sabe um dia? Hehe)

E esse é o meu recado de hoje xD
Boa Noite, seus copiadores!

10 comentários:

  1. Então, né... Eu concordo com tudo dito aqui e acho incrível como ainda tem gente que acha possível ter uma epifania e criar alguma coisa do nada.É como eu disse no msn: sempre existe uma base, uma matéria prima, uma coisa que vai inspirar você a fazer algo, mais nada.

    ResponderExcluir
  2. "nada se copia tudo se cria" começo por dizer!! "mto de k se cria, não se copia"!!!! senão vejamos:
    A "monalisa/gioconda, um dos quadros, ou o mais famoso de DA VINCI, seu criador/inventor,jamais por mto k tentem recriar, nunca sairá como original.É evidente k há cópias ...mas nunca outro pintor conseguirá mostrar o k o Dali CONSEGUIU...aquela expressão do rosto da "senhora",será inimítavel!!! é... o mesmo que tentar copiar uma pintura abstrata!!

    É evidente k a falta de criatividade/originalidade faz c que apareçam as copias baratas dos grandes génios, seja na pintura,literatura mas principalmente no cinema( razão de tantos remakes e sequelas de grandes obras originais....

    ResponderExcluir
  3. Ficou foda e disse tudo que um dia eu já pensei.. por isso não posto mais no meu blog. HAHUODASHUOSADHOUASDHOUHASD.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Juh, nos concordamos claramnte nessa questão, como já divagamos no MSN xD

    Pai, eu entendi o que queres dizer, mas eu no texto fui um pouco mais além do que a copia d quadro em si. para a obra ter chegado até ali, existiu um conceito adotado, todo um movimento que alguem criou baseado em outra coisa. Alem do mais, se hoje isso é tão valorizado, causa inspiração. Se causa inspiração, entao causa copia xD
    Por isso, querendo ou não, todos têm um certo conceito que se originou de uma inspiração. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!!!NÃO PODIAS ESTAR MAIS CERTO!!!!
      ADMIRO A TUA INSPIRAÇÃO E CRIATIVIDADE!!

      Continua,o BOM TRABALHO!! abraço!

      Excluir
  5. Perfeito!!!NÃO PODIAS ESTAR MAIS CERTO!!!!
    ADMIRO A TUA INSPIRAÇÃO E CRIATIVIDADE!!

    Continua...a partilhar o teu... BOM TRABALHO!! abraço!

    ResponderExcluir
  6. É daniel, é a verdade da humanidade... Mas, se formos analizar profundamente, la na era dos homens da caverna... Um deles inventou, o unico original... /Talvez XD
    Criou as ferramentas primitivas XD

    Mas enfim, hoje em dia está bem assim. xD

    ResponderExcluir
  7. É verdade mesmo! Não existe nada original tipo tudo se copia é triste mas é verdade mesmo

    ResponderExcluir
  8. Eu tambem acho que nao existe mais o "original" mas tambem acho q nada como uma mudança nao melhore... Criatividade nao é uma coisa facil, porem quem a tem, pode salvar o mundo da mesmice!

    ResponderExcluir
  9. Ja comentei a maioria la encima, entao vou prosseguir aqui.

    Vini, esse original surgiu de uma ideia e por aew vai...nao existe origem. xD

    E sim erika, é triste. xD

    Sim Ma, quem sabe eu possa salvar o mundo da mesmice um pouco de cada vez! =P

    obrigado pela força, galerinha!
    Continuem assim!

    ResponderExcluir