terça-feira, 1 de maio de 2012

Evoluções ou Involuções?

Bom, pediram pra eu falar sobre o avanço da tecnologia, então aqui vai.

Para quem escutou o NãoPodeCast #4 já sabe que eu sou um medroso em relação a essas coisas. Não há duvida alguma de que a tecnologia evolui a cada minuto e que as gerações não podem mais ser divididas por conta do avanço tecnológico, por conta dessa velocidade. Agora, o que se questiona aqui é o quanto isso é bom ou ruim para a nossa sociedade?

Não há dúvidas que a maquina ajuda o ser humano e bla bla bla, mas não deveríamos ter cuidado? Me aflige um pouco quando eu vejo as novas inovações na indústria robótica, por exemplo. Pra que, meus amigos, colocar um robô pra fazer cafezinho? Imitar expressões humanas e por aí vai. Isso é muito assustador. Será que não perderemos um pouco de nossa individualidade? Tenho minhas dúvidas em relação a isso. 

Já falei várias vezes nesse blog que eu sou romântico no sentido de que a vida e linda com suas falhas e seus acertos. As pessoas são diferentes umas das outras e por isso é tão interessante conviver com gente nova, porque nem sempre a forma de tratamento pode ser a mesma. Num mundo de maquinas, a tendencia é customizar tudo isso. As pessoas se tornam mais preguiçosas, mais padronizadas, sei la! Não sei até que ponto tal fato é uma medida positiva. Não entendeu? Pense na culinária. Tem ficado frequente na Europa um aparece onde você só coloca os ingredientes, a dosagem e ele faz o prato que você desejar. Onde entra o toque do cozinheiro nisso? O que diferencia tal coisa da comida plástica? É até pior, porque convenhamos, o "Fast Food" ainda é feito pelo homem e, de vez em quando, boas ou ruins, nós temos algumas surpresas. Faz parte, é humano errar. Eu não sei vocês, mas acho que pra vocês já ficou mais que clara a minha opinião, certo? 
Fico imaginando realmente os filmes que tratam do assunto. Não vou ser radicalista e pensar em algo como Exterminador do Futuro ou um filme desses que envolva um grande massacre em massa por causa das maquinas, mas sim filmes como AI, Inteligência artificial, onde a maquina substitui o ser humano em muitas funções, ou até mesmo Wall-E, onde eu imagino um monte de gente preguiçosa morrendo só pra levantar da cadeira. Sinceramente não gostaria desse futuro para mim.


Não estou assumindo o papel do "pseudo-hippie" e dizer que temos que viver da mãe terra. Só acho que existem áreas do social onde não podemos meter uma máquina, embora a modernidade tente. Pense um pouquinho, eu sei que em ao menos uma delas você vai concordar comigo.

Boa Tarde!

7 comentários:

  1. Verdade! Acho que esse tipo de evolução não será tão benéfica se o ser humano insistir em tentar customizar tudo!
    Gostei muito do texto Pedrito
    Sucesso com o Blog!!
    Beijos E.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que toda inovação é sempre bem vinda. No campo tecnológico mais ainda.
    Mais eficiência no tratamento de doenças ou reabilitação de feridos, praticidade no dia a dia, essas coisas fazem compensar. E tudo que criam ajuda de uma forma ou de outra.
    Um robô que fala e imita expressões humanas não é só um robô que fala e imita expressões humanas. É um conjunto de novas tecnologias que serão aplicadas de outras formas também.

    Claro. Essa tendência à artificialidade é óbvia. E se as novas tecnologias não forem realmente aplicadas para facilitar a vida da maioria - e sim da mesma minoria de sempre, só vai piorar problemas antigos como a desigualdade social.
    Então é mais uma questão de como, e não do quê ou mesmo porque.

    ResponderExcluir
  3. O problema não é inovar, e sim, qual será a utilidade que isso nos trará. Por exemplo, no Exterminador do Futuro, os robôs foram praticamente criados para a guerra, o que resultou na perda de controle que os humanos tinham sobre os robôs.
    Toda inovação é uma faca de dois gumes, como por exemplo na medicina, vai ser fantástico poder curar o câncer, mas ao mesmo tempo, alguém pode criar um vírus super potente, e dizimar uma população toda.
    Enfim, depende apenas e exclusivamente da humanidade de como irá usar essas inovações.

    ResponderExcluir
  4. Colunária ou culinária? hahaha
    Nem fala... é assustador pensar em máquinas substituindo os seres humanos em coisas banais... me faz lembrar "Eu-Robô", quando todas as máquinas dão pane e de repente executam uma guerra contra os humanos. Tudo isso por conta de uma única "máquina rebelde" haha
    Só as bonecas que falam abrindo e fechando a boca me dão medo... imagina um robô faz-tudo na minha casa. Eu heim! Cruzes!
    Ótimo texto, como sempre. Adorei o tema. Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Well, lá vou eu faze outro comentário já que o primeiro deu erro na página. rs

    Bom, sou da opinião que a inovação tecnológica é válida e muito importante no nosso mundo atual. Na medicina, no centro automotivo e outros milhares de cantos da nossa indústria, a tecnologia se tornou imprescindível para nós. Porém, como já disseram, é como uma faca de dois gumes. E o ponto negativo é visto desde a revolução industrial, onde o desemprego explodiu com as novas máquinas. Ou até mesmo pessoas sugerindo que supercomputadores superaram a mente humana.

    O fato é que jamais irão conseguir imitar o ser humano. Tentativas é o que não vão faltar, mas nunca vão conseguir imitar mecanismos tão complexos, perfeitos e misteriosos do ser humano e de qualquer outro ser vivo na face da terra. Por exemplo, um computador pode ser foda, mas funciona sem uma pessoa controlando? hehe...

    Enfim, é um tema polêmico que deve sempre ser discutido. =)

    ResponderExcluir
  6. em gênero, número e grau.
    concordo (:

    ResponderExcluir
  7. Bem, é obvio que eu concordo com vc, eu por um acaso discordo de vc em alguma coisa? Mas enfim, o texto é perfeito, é exatamente o que eu acho, quer dizer, se hoje em dia, com essa tecnologia "fraca" comparada ao que está vindo, eu ja sinto que está praticamente todo mundo como no Wall-E imagine no futuro. Nos ja estamos sedentarios, quase ninguem levanta mais da cadeira, ta todo mundo sempre muuuito cansado pra isso ou pra aquilo. Agora você imagina se tiver um robo que arruma o meu quarto, faz minha comida... Cara, nao vai ter mais nada pra fazer, e ainda por cima, acho que ninguem nem mais se veria pessoalmente, e tenho medo disso. Por isso eu amo tanto Wall-E pq ele retrata exatamente o que eu acho que vai acontecer no futuro.
    By the way você sempre sabe tudo, texto otimo como sempre. Beijoooos :*
    Carol M.

    ResponderExcluir