quarta-feira, 21 de abril de 2010

Estava Melhor Antes

Estou começando a ficar preguiçoso a um nivel perigoso.
Não posto a "não sei quantos mais" dias. Sem qualquer motivo aparente acredito que tenha gostado da minha ultima postagem aqui sobre a verdade; ter gostado tanto que me impedi de tira-la do top do blog. Estranho não? Alias, eu queria agradecer a todos aqueles que, como diz o Lucas, massagearam meu Ego, seja via comentário ou via MSN, obrigado a todos que gostaram.

Confesso que, nas ultimas semanas, uma duvida veio á minha cabeça. Acredito que todos pensem nisso ou simplesmente já pensaram um dia e, sem resposta, procuraram apenas aceitar essa questão como algo inexplicavel.
Pois bem, ainda fresca uma semana em que me inspirei em Socrates num momento social (piada interna; se quiser pergunte.), não posso deixar de aceitar a minha ignorancia e compartilha-la com vocês de maneira que, de alguem jeito ou de outro, me ajudem a chegar a uma resposta mais concreta: Como se faz uma amizade?
Não espero ser nominado de anti-social ou algo do genero porque não acho que seja o caso entretanto, principalmente para adolescentes, esse é uma tese cada vez mais comprovada. Nos fechamos em pequenos grupos que dificultam muito essas tais novas amizades.
Ainda no meu momento Socrático resolvi procurar algumas pessoas a quem fiz essa pergunta: "Como se faz uma amizade?". Procurei então 6 pessoas, 3 homens e três mulheres que conheço de lugares diferentes. Não dei a minha opinião, apenas tentei construir odito por eles e tentei intercalar o pensamento de um para outro á medida que a conversa fluía. Cheguei/Chegamos então à conclusao de que tudo é relativo. Chorei; não aceito essa resposta vaga. Fomos mais além portante, de maneira a explorar fase por fase e chegar a algo mais objetivo.
Chegamos então a uma conclusão mais objetiva; quase um esquema:

Conhecer Alguem: Tem parte do acaso e um pouco de vontade.
Manter Contacto é totalmente vontade. Tanto de um quanto de outro; Você pode conhecer alguem e simplesmente não achar que esse alguem merece sua amizade.

Não vou discutir muito o resultado; apenas aceitei. É triste depender do acaso para conhecer alguem quando, de alguma forma, aquele individuo te trás interesse. Diante dessa teoria podemos então acreditar que, se o mundo fosse feito apenas de pessoas timidas, o ser humano nunca seria alguem sociavel.
Agradeça então ao seu amiguinho que fala pelos cotovelos, ao seu vizinho cara de pau e a todos aqueles chatos que aprenderam a discursar 1 hora sobre até um grão de feijão. Se não fosse a existência dessas pessoas, viveriamos calados, metidos entre cavernas e nos caçariamos uns aos outros pra comer e sobreviver.
Complexo, nao?

Entendo assim que chegueia uma resposta mais triste do que o famoso "é relativo". Uma vez que sou adolescente e, como eu falei, nos fechamos em pequenos circulos de amizade, encontrarei ainda bastantes portas fechadas para conhecer pessoas novas.
Torcer para que, ao meu redor, existam chaves para certas e determinadas portas.

Procuro deixar minhas portas abertas e só fecha-las se for necessario.
Queria agradecer á Bia, a Nathy, a Juliana, ao Vinicius, ao Julio e ao Guilherme que tiveram o saco  a paciência para aguentar as minha pesquisa. Muito obrigado.

Fim e adivinha só? Não gostei do que escrevi. Nem sempre os "Deuses" estão a meu favor.
Boa Noite.

domingo, 18 de abril de 2010

A Verdade por trás da Mentira...E vice-versa

Depois uma semana conturbada de farra, trabalho voluntário, perdas excessivas de voz e muito sono, estou de volta.
Confesso que não postei nos últimos dias por sono.
Queria agradecer desde já ao Dan Frog que me alojou na sua modesta casinha para que eu pudesse ganhar meu crédito extra na faculdade. (Ele não vai ler isso até porque eu não faço muita questão de divulgar, mas eu me sinto feliz agradecendo.)

O texto de hoje é baseado num dos pensamentos que eu tenho há algum tempo e que se fortificaram na ultima semana. Não é voltado para ninguém em especial; não tenho o hábito de fazer indiretas.

Imagem tirada do clipe da musica Pieces - Sum 41.

"Reza a lenda que o Deus prometido ao reino dos céus, Caráter, teve seu casamento arranjado com a Deusa Virtude. Ao longo dos anos, esse casal gerou várias crias que hoje tratamos como caracteristicas (a maioria positivas) do ser humano. Dentre elas nasceu a Deusa Verdade. Verdade era a deusa mais bonita e pura de todo o reino. Não tinha um só Deus que não buscasse conseguir seus encantos para sempre. Dentre as Deusas não havia uma em quem Verdade não causasse um pouco de repúdio. Dentre elas estava a Deusa Inveja, Irmã de Virtude.
Como já era de se esperar, Inveja não era lá a fã numero um de sua irmã e sempre quis tomar o lugar dela. Procurou  então o Deus da Ilusão, um velho feiticeiro que fez que todos os Deuses vissem A Inveja como Virtude por um prazo limitado.
Então Inveja, disfarçada de Virtude, conseguiu adentrar no reino dos céus, seduzir Caráter e com isso, ter uma filha; Mentira. Mentira cresceu como Verdade, herdando a beleza de sua meia irmã/prima mas não causava grande interesse aos outros deuses. Como também era esperado, Mentira herdou de sua mãe algumas caracteristicas e passou todos os seus dias de vida, se tornando cada vez mais semelhando á sua irmã.
Com o passar dos tempos, o feitiço de Ilusão foi acabando e Caráter, ao descobrir a traição de sua cunhada, a baniu para a terra, punindo-a a viver entre os homens durante todas as gerações. Logo então, o Deus rei procurou sua filha bastarda e se deparou com um problema: Não conseguia distinguir Mentira de Verdade. Propôs então um desafio para resolver essa questão e chamou um velho sábio da terra para julgar quem o mais seduzia. (No pensamento de Caráter, já que todos os Deuses admiravam Verdade, um reles homem iria se sentir seduzido por ela também). O que aconteceu foi que Mentira foi mais sedutora e Caráter expulsou sua filha de primeira linhagem dos céus e a condenou a viver também com os Homens. 
Verdade desesperada e se sentindo injustiçada correu mais do que qualquer Deus poderia alcançar e se meteu num buraco profundo onde está até hoje. Satisfeita com o sucedimento da farsa, Mentira viveu durante algum tempo como Verdade nos céus até que, sem qualquer tipo de pretendente, fui descoberta e condenada a ser encarcerada para sempre.  Caráter, ao ver o seu erro, prometeu vida eterna a qualquer Homem que encontrasse Verdade. Mentira fugiu e desceu a terra vivendo com sua mãe e se disfarçando de Verdade, ludibriando essa grande tarefa da humanidade"

Gostou? A que tudo indica isso é uma fábula criada por mim mas, em algumas épocas e situações, poderia ser contado como uma verdade. Como mostra a fábula, a maioria das verdades que encontramos, são apenas mentiras disfarçadas. O Homem vive a busca de uma verdade absoluta.

Aceito então que você diga que pulou do Everest, que esteve na lua e que toda semana faz enormes Sururus Imperiais (Ta todo mundo usando essa expressão, também quis). Aceito, só não acredito. Espero que você, acostumado a falar esse tipo de fatos incríveis, não acreditem também.
Senão já é doença.

Tenham um ótimo domingo!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vampiros de Verdade Não São assim.




Em primeiro lugar, a frase do titulo não é nem minha. Foi apenas algo que eu peguei emprestado para explicar esse texto. Vivemos em uma época cujo sobrenatural está de novo na moda. Regressamos então à "Dark Age" e trazemos figuras míticas como Vampiros, Lobisomens e Demônios para a realidade, de maneira que possamos deturpá-las de forma ridícula, de maneira a destruir os valores passados desse mito. Será?
Pego o exemplo dos vampiros que, em moda, estão em tudo quando é programação de tv na ultima década (Series, TV, desenhos animados, novelas). Acusa-se que os vampiros não têm mais problema com o sol, porque inventaram um protetor especial ou simplesmente, quando acertados pela luz do sol, refletem e têm o seu corpo brilhando. Vampiros não têm mais problema com alho ou estacas no coração. Não se transformam em morcegos, não dormem de dia e ainda possuem características alucinógenas em seu sangue. "Vampiros de verdade não são assim" - Disse um colega meu. Eu pergunto seriamente: O que é um vampiro de verdade?
Alguns seres da floresta vão me dizer que é um vampiro á moda antiga: Drácula, Nosferatu, até mesmo o Zé Vampir da turma da Mônica! Não seria um pouco de cinismo dar uma verdade a um mito?
Como estudei na faculdade (Não foi uma aula legal, diga-se de passagem), o mito não é uma verdade absoluta e possui diversas interpretações. É como eu pegar o quadro "Independência ou Morte", de Pedro Américo e dizer que a "revolução" foi exatamente assim.
Procurei alguns registros sobre as primeiras idealizações de vampiros e...surpresa! As primeiras teorias de criaturas vampirescas, são demônios. Logicamente não poderíamos separar os dois, como a nossa cultura mítica faz. Alias, meu caro humano que está preso a uma verdade mítica sobre vampiros, algo que não existe, Drácula de Bram Stocker não se transformava em morcego, não tinha problemas com alho e era, de origem, um romance todo escrito em cartas.
Dito isso aponto só que também prefiro algumas ideologias antigas como acho outras questões absurdas mas não é por isso que vou dizer que um é mais verdade que o outro.
Então, no dia que você, que usa frases desse tipo, se transformar em morcego, chupar sangue, dormir num caixão, dormir o dia todo e só sair á noite e eu te puder matar com alho, então talvez eu aceite essa frase.

A todos os vampiros que me lêm,
Um Bom Dia e Bons Sonhos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

I Can't get no...

Não importa o que digam, sempre vou reclamar de alguma coisa.
Pode falar á vontade que algo está bom do jeito que está, que não precisa de mudanças. Não vou ouvir mais ninguém exceto meu senso obsessivo de sempre melhorar.
Esse blog é um exemplo. De tudo que é escrito aqui, eu consigo gostar texto sim, texto não....texto não, texto não...Se é que deu para entender.
Pode me chamar de chato porque realmente eu o sou. Se você, meu caro leitor (já há alguns posts eu não falava isso. Rs), realmente não acha isso, é porque não me conheceu o suficiente para saber. Uma hora isso chegará até você. Rs

Portanto, podem (devem) reclamar, me xingar, falar tudo aquilo que vocês quiserem sobre o que eu escrevo. Enquanto eu não criar a minha capela sistina, não vou parar de reclamar e, mesmo que possivelmente eu a crie, a probabilidade é que não pare também. Porque desistir de sempre conseguir o melhor?

A acomodação nunca levou ninguém a lugar algum.
Prefiro pecar por excesso de critica do que o contrário.

Até porque, modéstia a parte, "perfeição" é o meu nome do meio!
InFeliz eu seria se acreditasse nisso. Rs

"Satisfaction.
Cuz' I tried, I tried, I tried...
But I Can't Get no Satisfaction..."

Como diria William Bonner,
Boa Noite!

domingo, 11 de abril de 2010

.

Sábado, depois de um seção de cinema entre amigos, eu pensei em escrever sobre um assunto que, coicidentemente, foi explorado por um dos blogs que eu leio.
Coicidencia ou não, isso me fez mudar de ideia e, sem ideia adicional, resolvi então deixar para escrever não na madrugada e sim no meio da tarde. Acontece que, mais uma vez saí com os amigos e, ónibus, me perguntava se realmente deveria escrever esse fim de semana(Como já falei algumas vezes, escrevo quando da vontade, apesar da frequência.). Foi então que me veio a ideia: Porque não escrever sobre esses seres do esgoto com quem passei esse fim de semana de maneira como não fazia há muito tempo? É...Esses pobres coitados que um dia tiveram a infelicidade me serem considerados por mim como amigos, merecem todas as homenagens possíveis. Sei que não serei capaz de escrever algo que mostre aquilo que sinto, infelizmente.

Amigos são...

A amizade é uma palavra tão forte que eu costumo dizer que tenho muitos colegas porem poucos amigos. Colega é aquele do trabalho, colégio, seja o que for com quem você convive normalmente. Amigo é algo mais complexo que isso.
Os meus, pobres coitados que não sabem onde se meteram, estenderam sempre a mão quando eu precisei.
Não são de papel; não despedaçam com qualquer chuva. Não são de lata; têm coração. Também não são de plástico; têm conteúdo. Não são de vidro; não quebram facilmente e se quebram, não te cortam. Não são, logicamente, descartáveis. Não são lixo, portanto. São peças que, juntas, fazem boa parte daquilo que sou, daquilo que sei e daquilo que sinto.
Amigos são inesqueciveis independentemente do tempo que passou desde que os vi pela ultima vez; cada um tem o seu espaço. Procuram te mostrar o caminho certo mesmo quando você, vendado, teve que rodar em torno do próprio eixo 365 vezes. Apoiam, criticam e sugerem quando é necessário. Uma sacudida ou uma cabeçada, ás vezes, também é bom; comigo isso é de praxe. Rs

Enfim, poderia citar histórias, exemplos ou algo do gênero para explicar tudo o que tentei dizer mas, mesmo assim, seria insuficiente diante da força da amizades. Sentimentos mais fortes do que palavras definem esse texto.
É dessa pessoa "fria" que aqui vos fala então, que vem um enorme agradecimento por todos os momentos que fizeram, fazem e farão parte da história da minha vida; sejam conversas sobre comportamento, grandes festas ou até mesmo uma tarde jogada fora numa mesa de restaurante.
Não sei se mereço tamanha atenção; é algo que não cabe a mim julgar. Apenas aceito e tento retribuir o que recebo daqueles que estão aquele cubículo de gelo pegando fogo que alguns chamam de meu coração.

Obrigado a todos e uma boa noite. =)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Palavras Fáceis?

Procuro escrever com o coração e não com a cabeça. Procuro mostrar o que, de alguma forma, se passa ou se passou em algum momento pelo pensamento desse português ordinário que aqui vos fala. Tudo é passível de critica pois nada é uma verdade absoluta. Com esse propósito eu criei esse blog. Com esse mesmo propósito também que eu procuro usar palavras que me acompanhem no dia a dia.
De fato, o jeito de escrever aqui é o de menos. Quero fazer você entender o ponto de vista, rir quando for o caso, me xingar também! (como falei, não tenho problema algum com criticas)
Não ache, meu caro leitor, que critico aquele que quer e sabe escrever com palavras mais rebuscadas porque não é o caso. Em cada texto procuro uma mensagem; um sinal. No caso deste blog, critico e intrapessoal, não vejo a necessidade de falar "desbaratado" ao invés de "destruído".
Critico, então, aquele que vê o texto palavra por palavra e não como uma melodia. Se o conjunto estiver bem, será agradável, se mal, serão apenas notas sem uma conexão entre si.

Então, fechando esse texto, eu lembro do Rogério Ceni, goleiro do São Paulo que, ao perguntado sobre defesas difíceis, respondeu "Defesa difícil é aquela que entra no gol. Se eu consegui defender, então foi uma defesa fácil.". É exatamente isso com um texto: O Bonito é aquilo que você entende. Se, por acaso, faltar compreensão, então você, autor, deixou a bola entrar.
Só que, no caso,o gol é contra; contra você que escreveu e não conseguiu atingir ao leitor a sua mensagem.
Faça mais gols a favor do que contra.

Boa Tarde/Noite para todos e até amanhã.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

À espera de um grande BUM.

Depois de grandes calamidades como a própria atual chuva constante no rio, pessoas têm a mania de lembrar da tal profecia Maia que diz que o Mundo vai acabar em 2012 (Sobre essa profecia eu acho isso: http://charges.uol.com.br/2009/11/17/cotidiano-fim-do-mundo/ mas isso não vem ao caso.
). De fato, o Homem tende a esperar grandes explosões, enchentes e erosões para justificar o fim de tudo. Bulshit!
Se pararmos para analisar, várias teorias sobre o fim do mundo são rescritas e renovadas em várias gerações. Quem não lembra na virada do Milénio? "O Mundo vai acabar em 2000; não haverá séc. XXI!" Quem nunca também ouviu falar do cometa Halley?  De outras teorias mais longínquas como 2012, 2040, entre outras.
Não me ache um iludido porque não sou. Para mim o mundo já vem acabando há muito tempo e as pessoas não se conscientizam disso porque não vêm nada como num filme; nada que espante e sim fatos com os quais já acostumou. Terrível isso.
Desde sempre vejo gerações reclamando que o mundo vai acabar na geração seguinte: Todos um bando de hipócritas; é mais fácil jogar no colo da próxima geração. "Não Ligo mesmo...Não vou estar aqui quando o mundo acabar mesmo." - cansei de ouvir isso; cansei de ver alguém ler um discurso belo e moralista sobre a preservação da natureza e, no fim dele, amassar e jogar o papel no bueiro mais próximo. Isso que causa a enchente, mas o que causa a chuva?
"Se não fizermos nada, em breve será tarde demais!" - Frase impactante; filmem vivem colocando um líder de um governo falando isso em situações de aperto.
Eu só acho que, infelizmente, o momento "tarde demais" já se passou faz alguns anos...

Procure fazer algo para ajudar e quase nada para "desajudar".

Que tenham um ótimo dia.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Message in a Bo..m...bom.

Confesso que aqui está caótico.
Ontem estava congestionado e hoje estou ilhado. Isso seriamente já está me deixando estressado com esse bando de....cidadão cuidadoso que deixa sempre teve o habito de jogar o lixo no lugar certo; certo pra entupir as ruas.

Enfim, ontem estava meio de cama portanto não postei. Hoje as chuvas deram bastante trabalho para fazer portanto improvisarei:
Seguem abaixo algumas frases que eu vi na embalagem dos bombons "serenata de amor" e que eu achei bem interessantes:

Em último caso, apele.
Se você se apaixonou à primeira vista por uma mulher e não sabe o que fazer, mande flores. Na verdade, sempre que não souber o que fazer em relação a uma mulher, mande flores.

Corações em mil pedaços.
O Coração tem status de símbolo do amor. Mas os verdadeiros culpados são o cérebro, os feromônios, e dopamina e outras coisinhas que, cá entre nós, você nunca vai desenhar num cartão romântico.

À Primeira primeira vista.
Boca Seca, Taquicardia e tremedeira configuram o que chamamos de "amor à primeira vista". Segundo a psicanálise, a expressão correta é "paixão à primeira vista". Seja qual foi o nome, é bom pra caramba.

Particularmente eu adorei a primeira frase.
Chega de enrolação, por hoje é só.

Um Bom Dia para todos.

domingo, 4 de abril de 2010

Eu ME Desafio

Uma vez me disseram que o meu maior inimigo era eu mesmo.Fico feliz por isso, afinal sempre ouvi falar naquela famosa frase: "Mantenha seus amigos perto e os seus inimigos mais perto ainda".
Quem está mais perto de mim do que senão eu mesmo?
Como diz aquela musica do Green Day (Horrível, diga-se de passagem) "Do You Know The Enemy?". Acho que melhor que qualquer um.

Uffa, que bom. Já posso dormir descansado sem achar que vai ter alguém me acordando com uma faca no pescoço. =P

Ah, procuro escrever todo o dia mas no sétimo dia até Ele descansou, então um reles mortal também pode.
Bom Domingo!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Instabilidade

Para compensar os últimos, esse texto será pequeno.

Para quem não sabe, a minha cadela, Paçoca, teve 5 filhotes há duas semanas atrás. O silêncio constante em que ficava a área de serviço onde atualmente eles dormem me levou a uma questão totalmente idiota: Porque os filhotes de cachorro, logo irracionais, não choram quase nada quando os comparamos aos bebés humanos?
De fato, ao me questionar, eu esqueci que o Homem é aquilo que se conhece de mais inconstante na face da terra. O bebé chora porque não aprendeu ainda a reclamar.
Só para começar, cada ser é diferente; não segue um instinto, o que diversifica muito mais a situação. Um ser que nunca está satisfeito com nada. Se é gordo quer ser magro, se é pobre, quer ser rico, se ama não quer amar e, finalmente, se é feliz, quer sofrer. O ser humano está sempre buscando aquilo que não tem, seja algo necessário/desnecessário; agradável/desagradável; Nocivo/Prejudicial.
A Perfeição para o Homem é aquilo menos instável que ele conseguir encontrar. A questão é que, teimoso como tal, continuará essa busca constante pelo inalcançável.

Esse é o Homem.  Como já diria um antigo professor de inglês:
Am you or Day She you. ;)

Boa Noite.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sob Olhares

Hoje, ao invés de escrever pela madrugada a fio, resolvi escrever de manhã. Fico me perguntando o que é melhor: Escrever como sono ou assim que acordou, mas enfim!

Gostaria de falar de Olhar, dessa vez. Estamos constantemente sob olhares que transmitem muito daquilo que as pessoas querem mas não dizem sobre nós. Ás vezes, por mais que as palavras soem algo, esse contacto visual te mostra outro totalmente diferente.
Particularmente vejo vários tipos no meu quotidiano. Tipos cuja interpretação é evidente é que me intrigam mais porque, quando são negativos, geralmente não condizem com as palavras ou o próprio sorriso abrasador e confortante. Nada que me deprime ou me faça chorar á noite, afinal eu seria injusto se não admitisse que também existem aqueles mais seguros e radiantes.
Mesmo com o olhar sendo diferente no final das contas, o que vale é que o sorriso é o mesmo. Como já se diz faz algum tempo, "O Sorriso abre muitas portas." mas não todas; independentemente de ser verdadeiro ou falso - isso cabe ao receptor da mensagem interpretar.

Não adianta abrir portas se não tem permissão para entrar.
Pense nisso.
(Sempre termino com uma frase meio besta assim ou é impressão? ^^)

Bom dia para todos e Feliz Páscoa.