quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vampiros de Verdade Não São assim.




Em primeiro lugar, a frase do titulo não é nem minha. Foi apenas algo que eu peguei emprestado para explicar esse texto. Vivemos em uma época cujo sobrenatural está de novo na moda. Regressamos então à "Dark Age" e trazemos figuras míticas como Vampiros, Lobisomens e Demônios para a realidade, de maneira que possamos deturpá-las de forma ridícula, de maneira a destruir os valores passados desse mito. Será?
Pego o exemplo dos vampiros que, em moda, estão em tudo quando é programação de tv na ultima década (Series, TV, desenhos animados, novelas). Acusa-se que os vampiros não têm mais problema com o sol, porque inventaram um protetor especial ou simplesmente, quando acertados pela luz do sol, refletem e têm o seu corpo brilhando. Vampiros não têm mais problema com alho ou estacas no coração. Não se transformam em morcegos, não dormem de dia e ainda possuem características alucinógenas em seu sangue. "Vampiros de verdade não são assim" - Disse um colega meu. Eu pergunto seriamente: O que é um vampiro de verdade?
Alguns seres da floresta vão me dizer que é um vampiro á moda antiga: Drácula, Nosferatu, até mesmo o Zé Vampir da turma da Mônica! Não seria um pouco de cinismo dar uma verdade a um mito?
Como estudei na faculdade (Não foi uma aula legal, diga-se de passagem), o mito não é uma verdade absoluta e possui diversas interpretações. É como eu pegar o quadro "Independência ou Morte", de Pedro Américo e dizer que a "revolução" foi exatamente assim.
Procurei alguns registros sobre as primeiras idealizações de vampiros e...surpresa! As primeiras teorias de criaturas vampirescas, são demônios. Logicamente não poderíamos separar os dois, como a nossa cultura mítica faz. Alias, meu caro humano que está preso a uma verdade mítica sobre vampiros, algo que não existe, Drácula de Bram Stocker não se transformava em morcego, não tinha problemas com alho e era, de origem, um romance todo escrito em cartas.
Dito isso aponto só que também prefiro algumas ideologias antigas como acho outras questões absurdas mas não é por isso que vou dizer que um é mais verdade que o outro.
Então, no dia que você, que usa frases desse tipo, se transformar em morcego, chupar sangue, dormir num caixão, dormir o dia todo e só sair á noite e eu te puder matar com alho, então talvez eu aceite essa frase.

A todos os vampiros que me lêm,
Um Bom Dia e Bons Sonhos.

5 comentários:

  1. Título by Fenrir? ASHUADIJASHUAIDSJASHUA

    ResponderExcluir
  2. Ainda assim, simpatizo mais com os demoniozinhos metamorfos que povoam velhas cantigas de ninar!

    Porra, qual é a graça em um vampiro gay?

    ResponderExcluir
  3. Sim, chuchu. Título by Fenrir. xD
    Pois é, Arthur. Pessoalmente também prefiro esaslendas antigas com oque vêm fazendo com esse mito ultimamente.xD

    abraço.

    ResponderExcluir
  4. E pra você que tá lendo exatamente essa parte de Percy Jackson, os vampiros se originaram das empousai e -nn

    ResponderExcluir
  5. "Dito isso aponto só que também prefiro algumas ideologias antigas como acho outras questões absurdas mas não é por isso que vou dizer que um é mais verdade que o outro.
    Então, no dia que você, que usa frases desse tipo, se transformar em morcego, chupar sangue, dormir num caixão, dormir o dia todo e só sair á noite e eu te puder matar com alho, então talvez eu aceite essa frase."

    #chatiada

    ResponderExcluir