domingo, 18 de abril de 2010

A Verdade por trás da Mentira...E vice-versa

Depois uma semana conturbada de farra, trabalho voluntário, perdas excessivas de voz e muito sono, estou de volta.
Confesso que não postei nos últimos dias por sono.
Queria agradecer desde já ao Dan Frog que me alojou na sua modesta casinha para que eu pudesse ganhar meu crédito extra na faculdade. (Ele não vai ler isso até porque eu não faço muita questão de divulgar, mas eu me sinto feliz agradecendo.)

O texto de hoje é baseado num dos pensamentos que eu tenho há algum tempo e que se fortificaram na ultima semana. Não é voltado para ninguém em especial; não tenho o hábito de fazer indiretas.

Imagem tirada do clipe da musica Pieces - Sum 41.

"Reza a lenda que o Deus prometido ao reino dos céus, Caráter, teve seu casamento arranjado com a Deusa Virtude. Ao longo dos anos, esse casal gerou várias crias que hoje tratamos como caracteristicas (a maioria positivas) do ser humano. Dentre elas nasceu a Deusa Verdade. Verdade era a deusa mais bonita e pura de todo o reino. Não tinha um só Deus que não buscasse conseguir seus encantos para sempre. Dentre as Deusas não havia uma em quem Verdade não causasse um pouco de repúdio. Dentre elas estava a Deusa Inveja, Irmã de Virtude.
Como já era de se esperar, Inveja não era lá a fã numero um de sua irmã e sempre quis tomar o lugar dela. Procurou  então o Deus da Ilusão, um velho feiticeiro que fez que todos os Deuses vissem A Inveja como Virtude por um prazo limitado.
Então Inveja, disfarçada de Virtude, conseguiu adentrar no reino dos céus, seduzir Caráter e com isso, ter uma filha; Mentira. Mentira cresceu como Verdade, herdando a beleza de sua meia irmã/prima mas não causava grande interesse aos outros deuses. Como também era esperado, Mentira herdou de sua mãe algumas caracteristicas e passou todos os seus dias de vida, se tornando cada vez mais semelhando á sua irmã.
Com o passar dos tempos, o feitiço de Ilusão foi acabando e Caráter, ao descobrir a traição de sua cunhada, a baniu para a terra, punindo-a a viver entre os homens durante todas as gerações. Logo então, o Deus rei procurou sua filha bastarda e se deparou com um problema: Não conseguia distinguir Mentira de Verdade. Propôs então um desafio para resolver essa questão e chamou um velho sábio da terra para julgar quem o mais seduzia. (No pensamento de Caráter, já que todos os Deuses admiravam Verdade, um reles homem iria se sentir seduzido por ela também). O que aconteceu foi que Mentira foi mais sedutora e Caráter expulsou sua filha de primeira linhagem dos céus e a condenou a viver também com os Homens. 
Verdade desesperada e se sentindo injustiçada correu mais do que qualquer Deus poderia alcançar e se meteu num buraco profundo onde está até hoje. Satisfeita com o sucedimento da farsa, Mentira viveu durante algum tempo como Verdade nos céus até que, sem qualquer tipo de pretendente, fui descoberta e condenada a ser encarcerada para sempre.  Caráter, ao ver o seu erro, prometeu vida eterna a qualquer Homem que encontrasse Verdade. Mentira fugiu e desceu a terra vivendo com sua mãe e se disfarçando de Verdade, ludibriando essa grande tarefa da humanidade"

Gostou? A que tudo indica isso é uma fábula criada por mim mas, em algumas épocas e situações, poderia ser contado como uma verdade. Como mostra a fábula, a maioria das verdades que encontramos, são apenas mentiras disfarçadas. O Homem vive a busca de uma verdade absoluta.

Aceito então que você diga que pulou do Everest, que esteve na lua e que toda semana faz enormes Sururus Imperiais (Ta todo mundo usando essa expressão, também quis). Aceito, só não acredito. Espero que você, acostumado a falar esse tipo de fatos incríveis, não acreditem também.
Senão já é doença.

Tenham um ótimo domingo!

7 comentários:

  1. Parece mitologia grega xDD
    ASHUAIDJASHUAIDJASHUA adorei *-*

    ResponderExcluir
  2. Uau! a Deusa Inspiração realmente acertou a sua cabeça com o Porrete da Criatividade esse final de semana,jovem...de modo que o Deus Elogio fica cutucando qualquer um que lê esse texto até que um comentário a altura seja escrito e a Justiça seja feita( e eu espero estar agradando essa Deusa também).
    Mas enfim, a Deusa Suficiência está me sussurando que eu já falei demais, mas eu realmente tô me divertindo fazendo isso, caras!
    Ô, agora o Deus Comédia disse pra eu parar de uma vez com isso antes que Ele morra de desgosto e o Deus Silêncio me mandou "calar a boca, porra!"
    Já calei, já calei.
    Valeu aí, excelente texto, cara!

    ResponderExcluir
  3. Que mito bonito! Ficou agradavelmente bem escrito, e sua reflexão, mesmo não sendo essencial, foi interessante. A fábula, por si só, merece todos os elogios:

    Muito foda

    .

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado psloes comentários, pessoal.
    De fato concordo com vc Arthur, não era muito necessário o resto da postagem. Acho que o mito ja ilustrava direitinho a situação.
    Só que, se eu te disser que teve gente que nao entendeu, vc acredita?

    Foi pra essas pessoas a explicação.

    ResponderExcluir
  5. Caralho, me senti na aula de história do pensamento, com a diferença que eu não viajei totalmente e entendi tudo. Fantástico, meu caro, melhor que qualquer Timeu, Eutífron ou qualquer outro nome parecido com um elemento químico! Gostei mesmo! ;)

    ResponderExcluir